A segurança do motorista deve sempre ser a prioridade de quem está fabricando um carro.
É necessário que o consumidor possa confiar que tem em mãos o melhor produto.
Por isto o recall é uma ferramenta muito importante na relação entre consumidor e o fabricante, e, acima de tudo, uma forma de garantir que o condutor esteja seguro.
Muitos condutores ainda não compreendem muito bem como funciona este importante processo e muitos irão precisar atender um recall no futuro.
Como a montagem de um veículo é algo complexo, muitas vezes podem ocorrer erros. Por isso, você precisa estar preparado para lidar com eles.
Para ajudar você a entender como funciona um recall e sua importância, trouxemos algumas informações interessantes que podem auxiliar o condutor na hora de passar por esta avaliação.
Verifique se não há nenhum problema com seu carro e atenda o chamado do Recall. Você estará protegendo a si e aos outros desta maneira.
Entenda o que é um recall e tenha um produto de qualidade em sua garagem
O aviso emitido pelas montadoras se dará através de ações publicitárias em jornais, televisão e rádio.
Atualmente, algumas montadoras e concessionárias estão entrando em contato com seus clientes por sms e e-mail.
O condutor pode verificar se seu carro está sendo chamado para um recall através da internet.
Para isso, você deve consultar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). Tudo o que o proprietário deve fazer é clicar em “Consulta Recall” e fornecer o número do chassi do automóvel.
Processo de recall é responsabilidade das fabricantes e das montadoras
Ao ser notificado de que seu carro foi chamado para recall, você deve entrar em contato com a montadora ou concessionária.
Fique atento, pois o processo de recall e conserto do seu carro pode demorar, já que a montadora pode necessitar de um tempo para conseguir as peças necessárias.
O motorista não tem prazo para atender ao recall. Mesmo tendo se passado anos do primeiro chamado, o condutor ainda pode levar seu carro para que ele possa passar pela avaliação e conserto.
No entanto, é importante que você leve o quanto antes seu automóvel para o recall, pois qualquer defeito de fábrica pode pôr em risco o motorista e os demais condutores.
Quanto aos custos financeiros deste serviço, o consumidor não terá problemas e pode ficar tranquilo.
Todo o custo do processo será das fabricantes e das montadoras, já que o problema foi causado por um defeito de fábrica.
Caso você tenha algum problema no seu carro devido ao recall você também poderá acionar a fabricante para que ela se responsabilize.
Recall está previsto pelo Código do Consumidor.
O recall é mais uma das formas de proteger o consumidor de produtos mal fabricados e de pouca qualidade.
Quando se trata de carros, isto é ainda mais importante.
O recall torna-se responsabilidade do fabricante quando há algo errado com o produto. Esta responsabilidade está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) através da Lei nº 8.078/1990. Esta lei prevê que:
“Art. 8° Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito”,
A obrigação de que as montadoras e fábricas realizem um recall está bem clara na legislação.
O código do consumidor determina que o fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar a população, caso haja problemas com a mercadoria, e se responsabilizar pelo conserto e custo dos defeitos do produto.
O código do consumidor também prevê como devem ser feitos os chamados e propagandas do recall.
Conforme a legislação, tudo deve ser feito de forma mais transparente possível. Segundo a Lei nº 8.078 de 1990:
“Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
A legislação, neste artigo do Código de Defesa do consumidor, também prevê que, assim que o fornecedor tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, através de anúncios publicitários.
Segundo o Código de defesa do consumidor os órgãos estatais também têm a responsabilidade de avisar os consumidores caso haja problemas com algum produto específico.
Você terá mais segurança confiança ao pegar a estrada se atender ao chamado do Recall.
Não deixe sua segurança em segundo plano.