A primeira habilitação costuma marcar a entrada do adolescente na vida adulta, mas nem tudo é tão simples quanto parece, pois existe todo um passo a passo para a obtenção da sonhada CNH. Leia e saiba mais sobre como estar preparado para a retirada da sua primeira habilitação.
Como o dito em nosso prólogo, para conseguir a CNH, alguns requisitos devem ser cumpridos. Primeiramente, o condutor deve ser maior de idade (18 anos ou mais), saber ler e escrever e ter CPF e RG. Tudo isso conferido, podemos partir para o primeiro passo, que é fazer um agendamento no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
Escolhendo as duas categorias, precisará fazer um pacote de aulas teóricas, com uma prova teórica em comum e 2 provas práticas, uma para cada tipo de veículo escolhido.
Tudo terminado na fase de agendamento, são coletadas as digitais e você será encaminhado ao exame médico e psicológico. Neles, um profissional, a partir de algumas técnicas, irá testar suas habilidades de visão, força, saúde mental, reflexos, entre outros pontos importantes para a condução no trânsito.
Já no Centro de Formação de Condutor escolhido, o indivíduo se deparará com uma das fases mais importantes de toda a formação: o estudo teórico. A partir daqui, ocorrerá a conscientização de todos os métodos que devem ser utilizados para a própria segurança do trânsito.
Em um total de 45 horas, serão ministrados conteúdos como legislação, infrações, primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente e mais. Todos esses conhecimentos serão testados posteriormente em uma prova teórica, na qual você deve ter no mínimo 70% de acerto.
Aprovado neste ponto, partimos para a parte prática, cuja carga horária é cerca de 25 horas/aula, sendo parte dela durante o dia e parte durante a noite. Ainda existe a possibilidade de conversar com seu professor e agendar algumas aulas extras, caso não se sinta seguro o suficiente para fazer a prova. As respectivas aulas obrigatórias são divididas em:
Cada hora/aula tem 50 (cinquenta) minutos.
Após terminadas as aulas práticas, que costumam seguir um roteiro fechado no começo para que, depois, haja a inserção do futuro condutor no real trânsito, vem a temida prova prática.
Os condutores que optam pela categoria A terão suas habilidades avaliadas em um circuito fechado, já os de categoria B serão avaliados na baliza ou garagem, assim como em um percurso pré-determinado, que acontece em bairros menos movimentados.
Nesse circuito, o avaliador irá guiar o motorista e prestará atenção em condutas como: dar a seta, passar a marcha no momento certo, não apagar o carro, olhar para os dois lados, entre outras.
Passando por todas essas fases, você ainda não receberá a sua Carteira de Motorista, mas uma PPD, ou seja, uma Permissão Para Dirigir.
O QUE É UMA PPD?
A Permissão para Dirigir tem validade de um ano e antecede a sua CNH. A restrição da PPD é que você não pode ter nenhuma multa grave ou gravíssima durante sua validade, nem mais de uma multa média.
Após esse primeiro ano, você finalmente terá a sua carteira de motorista.
Algumas pessoas acabam não usando a Permissão Para Dirigir por medo de perder todo o esforço do caminho até aqui, mas não veja dessa forma. O primeiro ano deve ser utilizado para prática e aplicação das regras e ensinamentos aprendidos na autoescola.
Após 1 ano fazendo uso da PPD, o condutor poderá dirigir apenas por mais 30 dias com a permissão. Depois disso, é necessário estar com a carteira de habilitação em mãos sempre. O valor para fazer tal troca varia de acordo com cada estado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o valor é de R$126,97. Após o pagamento, você fará um agendamento e, nele, deverá levar documento de identificação, a sua PPD e comprovante de residência. Com isso, sua jornada terá sido definitivamente encerrada e você será mais um condutor brasileiro!